São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Conflito deixa 9 índios feridos; testemunha é morta a tiros

DA REDAÇÃO

Em mais um dia de tensão e protestos na Colômbia, nove indígenas ficaram feridos ontem em confrontos com as forças de segurança no departamento de Cauca (sudoeste). O governo ordenou a prisão de seis envolvidos nas manifestações sob acusação de que instigaram a violência e são ligados às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O principal enfrentamento de ontem aconteceu na comunidade de La María, perto da cidade de Piendamó, em Cauca. Os indígenas, que cobram do governo terras e repudiam o assassinato de lideranças, tentaram mais uma vez bloquear pontos da estrada Panamericana, uma das principais do país.
Ao menos três pessoas já morreram nos confrontos, e um policial perdeu as mãos. Os conflitos já duram nove dias e o governo diz que não negociará sob ameaça.
Ainda ontem, organismos de direitos humanos repudiaram o assassinato de Walberto Hoyos Rivas, dirigente de comunidades negras do departamento de Chocó (noroeste). Homens armados atiraram nele na terça-feira.
Hoyos Rivas era testemunha em investigações contra paramilitares na região. A pedido da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ele tinha escolta. Não havia seguranças, porém, no momento do crime, porque eles faziam reparos em um carro.

Com agências internacionais



Texto Anterior: África: Amorim vai ao Zimbábue falar com Mugabe e líder opositor
Próximo Texto: Julgamento em Miami: Abafamento de caso da mala renderia contratos, diz acusado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.