São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burns deixa subsecretaria de Estado americana

DA REDAÇÃO

O subsecretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado dos EUA, Nicholas Burns, anunciou ontem que deixará seu cargo no fim de março.
Burns, 51, é o terceiro homem na hierarquia do departamento chefiado pela secretária Condoleezza Rice e já foi embaixador dos EUA na Otan (aliança militar ocidental) e na Grécia. Enquanto subsecretário de Estado, o diplomata teve participação importante nas negociações no âmbito do Conselho de Segurança da ONU para a imposição de duas levas de sanções ao Irã, país que se recusa a abandonar seu programa nuclear.
Nicholas Burns, que alega motivos pessoais para deixar o cargo no governo Bush, tem também liderado as negociações de seu país com a Índia para a concessão aos indianos de acesso a equipamento e combustível nucleares pela primeira vez em 30 anos.
Segundo Condoleezza Rice, ele permanecerá atuando nessas negociações antes de sair da Casa Branca.
O presidente dos EUA, George W. Bush, já nomeou o substituto de Nicholas: é o diplomata William Burns, atual embaixador dos EUA na Rússia e que, apesar do sobrenome, não tem nenhum parentesco com Nicholas.
William já ocupou interinamente o cargo de subsecretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado, em 2005, e precisa que o Congresso americano aprove seu nome para assumir em definitivo a subsecretaria.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Morre o enxadrista Bobby Fischer
Próximo Texto: Israel mantém Gaza isolada e destrói prédio do Hamas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.