São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após seis anos, ex-refém volta a cidade natal

DA EFE

A ex-parlamentar colombiana Consuelo González de Perdomo, que esteve por mais de seis anos em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), voltou ontem a Pitalito, sua cidade natal, no departamento de Huila.
Consuelo, 57, foi recebida com emoção pela população local e, ao descer do avião que a levou de Bogotá a Pitalito, foi abraçada por sua mãe, Inés de González, de 91 anos, que repetia: "É um milagre".
Também esperavam por Consuelo no aeroporto o prefeito da cidade, Carlos Arturo Giraldo, e centenas de outras pessoas, algumas das quais a ex-parlamentar cumprimentou pessoalmente.
O carro que a levou do aeroporto ao centro da cidade de 100 mil habitantes foi cercado, em todo o trajeto, por uma multidão de pessoas que comemorava e segurava faixas com dizeres como "Bem-vinda a seu povo, Consuelo" e "Acordo humanitário, compromisso de todos" -este referência à proposta de troca de reféns das Farc por guerrilheiros presos, que não tem avançado no governo do presidente Álvaro Uribe.
"Já era hora, depois de tantos anos na selva. É muito bom que hoje todos saiamos para recebê-la", disse uma senhora chamada Lúcia, vizinha da família de Consuelo e que estava vestindo uma camiseta com as palavras "Pelo retorno da esperança".
Consuelo González foi libertada do cativeiro pela guerrilha colombiana no último dia 10 de janeiro, junto com Clara Rojas, assessora da ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, esta ainda em poder das Farc. Durante os tempos de cativeiro, Consuelo ficou viúva e ganhou uma neta, a qual só conheceu na semana passada.
A ex-congressista deve receber em Pitalito, cidade da qual já foi vereadora, uma condecoração do governo municipal. Ela ainda assistiria ontem a uma missa celebrada pelo bispo da diocese de Garzón, Rigoberto Corredor. Consuelo González fez sua carreira político no departamento de Huila, cuja capital é Pitalito.


Texto Anterior: Previdência argentina ganha 2,5 mi filiados
Próximo Texto: Sucesso de escolas cria boom católico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.