UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU cataloga mísseis iraquianos

DA FRANCE PRESSE

"Dezenas" de mísseis Al Samud, que são proibidos para o Iraque, foram catalogados pelos inspetores de armas da ONU, de acordo com anúncio feito ontem pelo porta-voz da entidade em Bagdá, Hiro Ueki.
"Dezenas foram catalogados", afirmou Ueki, referindo-se a mísseis Al Samud. Segundo as regras de desarmamento estabelecidas para o Iraque após a Guerra do Golfo (1991), Bagdá não pode possuir esse tipo de míssil.
Ueki não precisou o número total dos mísseis encontrados e catalogados pelos especialistas da ONU, mas indicou que os inspetores continuavam seu trabalho.
Além disso, Ueki disse que alguns dos mísseis já tinham sido postos em funcionamento. Porém, em 13 de fevereiro último, Hossan Mohamed Amin, presidente da Organização de Controle Iraquiana, que é responsável pelas relações do país com os inspetores da ONU, afirmou que esse tipo de míssil ainda estava em "estado experimental".


Texto Anterior: Favorável à guerra, Leste Europeu se irrita com críticas de Chirac
Próximo Texto: EUA enviam mais 28 mil soldados ao Golfo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.