UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA enviam mais 28 mil soldados ao Golfo

DA REDAÇÃO

O Departamento da Defesa dos EUA ordenou o envio de mais 28 mil soldados à região do golfo Pérsico, o que fará com que o país tenha mais de 200 mil militares na região, segundo informaram ontem autoridades militares americanas.
Hoje os EUA têm 182 mil soldados estacionados no Golfo ou perto dele -esperando a ordem do presidente George W. Bush para atacar o Iraque-, de acordo com as mesmas autoridades, que não quiseram identificar-se. Segundo autoridades americanas, mais de 200 mil militares estarão preparados para agir na região do Golfo a partir do início de março.
O comandante das forças americanas no Kuait, o general David Mckiernan, disse que os mais de 100 mil soldados que estão no país já se encontram preparados para lançar um ataque ao Iraque.
"Se formos chamados para executar uma missão, estaremos preparados. Na verdade, já estamos preparados para isso", disse Mckiernan à rede de TV CNN.
Bush já disse que os EUA iriam liderar uma "coalizão de nações" para desarmar o Iraque por meio da força militar caso Bagdá não colaborasse totalmente com a ONU. O Iraque refuta a acusação de ainda ter armas de destruição em massa.
O Reino Unido, o maior aliado dos EUA, já tem cerca de 40 mil militares na região do golfo Pérsico. Além disso, os britânicos também já enviaram navios de guerra e aviões de combate ao Golfo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: ONU cataloga mísseis iraquianos
Próximo Texto: Venezuela: Chávez e oposição fazem pacto antiviolência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.