São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre defende não colaborar com Justiça

LAURIE GOODSTEIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Um influente advogado do Direito Canônico escreveu, numa publicação jesuíta, que os bispos da Igreja Católica não devem entregar para as autoridades civis as investigações internas da igreja sobre acusações de abuso sexual feitas contra padres.
O texto, publicado na revista "Civilta Cattolica" pelo padre Gianfranco Ghirlanda, reitor da Faculdade de Direito da Universidade Gregoriana, de Roma, é a segunda indicação nas últimas semanas de que autoridades influentes dentro do Vaticano desaprovam a maneira como os bispos americanos têm administrado a crise da Igreja Católica dos EUA por causa de uma série de denúncias de abuso sexual contra seus prelados. No mês passado, o chefe do Conselho do Vaticano, arcebispo Julián Herranz, disse ser contra a obrigação de que bispos entreguem a promotores os documentos internos sobre investigações de abuso sexual.
Os bispos da Igreja Católica dos EUA devem se encontrar no mês que vem em Dallas (Texas) para discutir a direção a tomar nos casos de escândalo sexual.



Texto Anterior: Vaticano: Papa faz 82 e não consegue ler discurso
Próximo Texto: Guerra sem limites: Paulistano preso nos Estados Unidos relata "pesadelo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.