UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democratas questionam luta antiterror

DO "NEW YORK TIMES"

Pré-candidatos democratas à Presidência dos EUA questionaram ontem a forma como o presidente George W. Bush está conduzindo a guerra contra o terrorismo. Para os democratas, Bush merece críticas por não ter conseguido achar Osama bin Laden, Saddam Hussein e por ter não estar sendo capaz de proteger adequadamente o país contra ataques.
Os candidatos, que estiveram em Des Moines (Iowa) para um evento ligado ao partido, atacaram Bush, seu provável rival no pleito de 2004, no ponto em que ele pretende ser mais forte: a luta contra o terrorismo.
As críticas surgem numa semana em que terroristas mataram dezenas de pessoas em duas grandes ações na Arábia Saudita e em Marrocos. A rede terrorista Al Qaeda, que assumiu a autoria dos atentados de 11 de setembro de 2001, é a principal suspeita pelas ações.
Os atentados levantaram dúvidas sobre a resistência da Al Qaeda, que já teve vários de seus líderes presos ou mortos, mas ainda parece capaz de atingir alvos ocidentais. Os ataques também trouxeram de novo a questão de saber se a guerra no Iraque favorece o surgimento de terroristas.
Os pré-candidatos mais críticos a Bush foram o senador Bob Graham, da Flórida, Howard Dean, ex-governador de Vermont, e o deputado Richard Gephardt, de Missouri.



Texto Anterior: Arábia Saudita: Detenção de quatro sauditas pode ligar atentados em Riad à Al Qaeda
Próximo Texto: Marrocos suspeita de rede internacional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.