São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel confirma trégua, mas diz que Hamas "não mudou"

DA REDAÇÃO

Israel confirmou ontem que acertou trégua de seis meses, vigorando a partir de hoje, na faixa de Gaza com o grupo islâmico Hamas. O acordo havia sido anunciado anteontem pelo Egito, que serviu de intermediário.
O governo israelense, criticado pela oposição pelo acordo, disse que encara o trato com ceticismo. "Não devemos criar ilusões. Esta trégua é frágil e poderá ser breve. O Hamas não mudou", disse o premiê Ehud Olmert.
Olmert deixou claro que Israel reagirá com vigor se o Hamas romper a trégua -o grupo também prometeu vingança se voltar a ser atacado. Além do fim dos ataques mútuos, o acordo inclui o compromisso de Israel de amenizar gradualmente o bloqueio imposto a Gaza há um ano, quando o Hamas, vencedor das eleições palestinas de 2006, expulsou a facção rival Fatah e assumiu o controle do território.
Como o trato não inclui a libertação de Gilad Shalit, militar israelense capturado há dois anos pelo Hamas, a família do refém disse ontem que cogita acionar a Justiça para derrubar o acordo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bachelet sob pressão: Chile detém 292 em protesto contra nova lei de ensino
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / calcanhar de aquiles: Obama traz equipe de Clinton para traçar política externa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.