São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS DO MESMO

Falhas em computadores e filas longas reavivam lembranças do fiasco nas eleições de 2000

Votação começa com problemas na Flórida

DA REDAÇÃO

Eleitores começaram a votar para presidente na Flórida ontem, mas falhas em computadores e longas filas nas seções eleitorais já despertavam lembranças do fiasco eleitoral de 2000. A votação também já começou em outros dez Estados.
Com lembranças ainda frescas de quatro anos atrás, quando a disputa na Flórida estava tão acirrada que provocou semanas de recontagens e processos judiciais, eleitores faziam filas para votar em Miami. Negros e idosos eram maioria entre os que compareceram às urnas.
"Foi vergonhoso da última vez", disse Marie Bond. "Fui votar mais cedo porque quero que meu voto conte."
Mas, no Condado de Broward, por exemplo, ao norte de Miami, a fiscal eleitoral Brenda Snipes disse que uma conexão entre computadores caiu, impedindo que nove seções eleitorais tivessem acesso a um banco de dados informando qual dos 152 tipos diferentes de cédula do país cada eleitor deveria usar.
Em Orlando, as pessoas tinham de esperar mais de duas horas na fila, já que problemas em computadores também fizeram com que mesários tivessem dificuldades para verificar os nomes e endereços dos eleitores.
Em Miami-Dade, mesários não conseguiam dar conta das centenas de eleitores que compareceram a uma seção eleitoral após uma passeata de sindicalistas, democratas e outros ativistas, e a fila para votar se movia muito devagar.
"Eles puseram apenas quatro pessoas para registar centenas", disse o eleitor John Simon, um ex-republicano, hoje democrata, que foi à seção para buscar uma cédula para votar por correio. Após duas horas de espera na fila, ele decidiu votar ali mesmo.

Métodos novos
A Flórida decidiu a eleição para presidente de 2000 em favor de George W. Bush, depois de a Suprema Corte suspender as recontagens. Tanto Bush quanto seu oponente John Kerry têm feito campanha no Estado.
Quando a votação começou, Kerry estava em West Palm Beach, onde muitos eleitores ficaram confusos com o design da cédula em 2000. Bush acabou vencendo na Flórida por 537 votos naquele ano.
Novos sistemas, como urnas eletrônicas, substituíram as cédulas de perfuração que causaram confusão há quatro anos.
Ativistas de direitos políticos e democratas têm criticado o departamento eleitoral da Flórida, chefiado por Glenda Hood, republicana nomeada pelo irmão do presidente Bush e governador do Estado, Jeb Bush. Vários processos contra o Estado, por questões como o fato de urnas eletrônicas não registrarem a votação em papel, estão em andamento.
Apesar dos problemas de ontem, grupos de fiscalização eleitoral continuavam exortando os eleitores a votar mais cedo para evitar problemas.
Mais de 20 Estados oferecem a possibilidade de votação adiantada sem que os eleitores tenham de justificar sua opção por votar antes do dia 2 de novembro -data oficial das eleições.
Além da Flórida, Estados como Nevada, Iowa, Virgínia Ocidental, Texas, Arkansas e Colorado já permitem a votação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: 11 Estados vão fazer referendo sobre união gay
Próximo Texto: Análise: Tenso, mundo aguarda o voto americano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.