São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama propôs à Coreia do Norte abrir missão no país, diz agência

Segundo sul-coreana Yonhap, condição é volta à negociação nuclear multilateral

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, Barack Obama, propôs ao ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, abrir um escritório de representação americano no país asiático em troca do retorno de Pyongyang às negociações multilaterais sobre seu programa nuclear, disse ontem a agência sul-coreana Yonhap.
A proposta, segundo diplomatas chineses citados pela Yonhap, consta da carta enviada por Obama a Pyongyang pelo seu enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, que na semana passada fez viagem de três dias ao país.
Ontem, Pyongyang confirmou ter recebido a carta, mas não comentou o seu teor.
A condição do americano para a abertura da representação, ainda segundo a Yonhap, é que o regime norte-coreano retome as conversas no Grupo dos Seis -que inclui ainda EUA, Coreia do Sul, Rússia, China e Japão.
Também ontem, a Coreia do Norte aceitou a proposta da França de abertura de um escritório cultural permanente em Pyongyang, segundo o jornal sul-coreano "Asia Today".
No mês passado, Paris já havia enviado um representante do presidente Nicolas Sarkozy para dar início à aproximação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil se abstém de condenação a Teerã na ONU
Próximo Texto: Foco: Aviso nazista que prega que "o trabalho liberta" é roubado de Auschwitz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.