UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA anunciam a rendição de 17 iraquianos antes de iniciar ataque

DA REDAÇÃO

Até 17 soldados iraquianos se renderam a forças americanas no norte do Kuait no fim da tarde de ontem, horas antes do início da guerra contra o Iraque, afirmaram fontes militares americanas e kuaitianas.
Não estava claro exatamente quantos iraquianos teriam se rendido, mas kuaitianos e militares americanos afirmaram que eles se entregaram no fim da tarde e estavam sob custódia do Kuait.
Os EUA têm encorajado soldados iraquianos a se render em vez de lutar para defender Saddam. O próprio Bush exortou-os em seu discurso na segunda-feira a não obedecer a ordens de ataque por seus comandantes.
As forças americanas no norte do Kuait fizeram planos para receber números elevados de soldados iraquianos. Os EUA prevêem que eles devem começar a se render rapidamente, agora que a ofensiva começou.
Aviões americanos e britânicos já jogaram 17 milhões de panfletos neste ano na região sul do Iraque -2 milhões apenas ontem- pedindo a soldados que não resistam a uma invasão dos EUA.
As instruções nos panfletos são específicas: "Para evitar destruição", afirmam os EUA, soldados iraquianos devem abandonar seus tanques e veículos e se reunir em grupos desarmados a pelo menos 1 km de distância dos soldados americanos e britânicos que estiverem entrando no país.
Bandeiras brancas devem ser penduradas nos veículos, e apenas oficiais podem carregar pistolas, dizem os panfletos.
"Não se aproximem das forças da coalizão. Esperem mais instruções", afirma um dos papéis atirados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Angústia marca caminho Amã-Bagdá
Próximo Texto: Parlamento declara lealdade a Saddam
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.