UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahrein, aliado dos EUA, ofereceu asilo ao ditador

DA REDAÇÃO

O rei Hamad bin Isa al Khalifa, do Bahrein, ofereceu asilo a Saddam Hussein ontem, e fontes no governo americano afirmaram que os EUA estariam dispostos a "fazer arranjos" para garantir imunidade ao ditador iraquiano se ele aceitar a oferta.
"O rei do Bahrein anunciou que o país está pronto para receber o presidente iraquiano, Saddam Hussein, de uma forma digna, que não deve ser vista como prejudicial à posição e às capacidades do Iraque", disse a agência oficial barenita.
A oferta do rei Al Khalifa foi transmitida a Saddam por meio de "canais diplomáticos", afirmou o ministro da Informação do Bahrein, Nabil al Hamer. Saddam já afirmou que não vai deixar seu país.
O Bahrein ocupa atualmente a presidência rotativa da Liga Árabe e é um aliado próximo dos EUA.
Um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado dos EUA, que não quis se identificar, afirmou: "Se Saddam aceitar a oferta, tenho certeza de que estaríamos dispostos a trabalhar com essas condições e arranjos" -referindo-se a garantias de salvo-conduto e imunidade por crimes que os EUA acusam Saddam de ter cometido nos últimos 24 anos. "Mas ele não deu nenhum indício de que estaria disposto a aceitar as ofertas."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Parlamento declara lealdade a Saddam
Próximo Texto: Israel ordena à população portar máscara
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.