UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem dos Estados Unidos fica arranhada até entre seus aliados

DA REUTERS

A imagem internacional dos EUA virou uma das primeiras vítimas da guerra contra o Iraque, com visões negativas dos americanos crescendo até em nações aliadas, como o Reino Unido.
A conclusão é de uma pesquisa realizada em nove países, divulgada um dia depois de o presidente George W. Bush ter dado seu ultimato a Saddam Hussein. Ela revela que o sentimento antiguerra e a rejeição às políticas da administração Bush fizeram a taxa de popularidade cair na Europa, na Rússia e na Turquia.
Na França, só 31% dos entrevistados tinham uma opinião positiva dos EUA, contra 63% em 2002. A imagem dos EUA despencou até mesmo nos países que se juntaram à "coalizão dos dispostos".
Só 14% dos espanhóis entrevistados tinham visão positiva dos EUA, contra 50% no ano passado. Opiniões favoráveis entre os britânicos caíram de 75% para 48%.


Texto Anterior: Governo e empresas tentam reduzir prejuízo da mídia com a guerra
Próximo Texto: Assustada, NY se prepara para o terror
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.