São Paulo, sábado, 20 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Repórter teria inventado dados

"USA Today" pede desculpas por fraudes

DA ASSOCIATED PRESS

O jornal americano "USA Today" anunciou ontem que uma investigação sobre o trabalho de um de seus mais destacados repórteres, Jack Kelley, encontrou fortes indicações de que o jornalista inventou grande parte das informações publicadas em pelo menos oito matérias.
"Como instituição, desapontamos nossos leitores por não reconhecer os problemas de Kelley. Peço desculpas por isso", disse o publisher Craig Moon.
Depois de passar sete semanas examinando as reportagens de Kelley, uma equipe de jornalistas concluiu que o ex-correspondente no exterior copiou declarações e informações publicadas em outros veículos, mentiu em discursos feitos em nome do "USA Today" e tentou enganar os investigadores de suas atividades.
Kelley, 43, que pediu demissão em janeiro depois de admitir ter tentado enganar os editores que verificavam a veracidade de informações de suas reportagens, afirma que jamais inventou dados ou plagiou outros autores. "Sinto que estão fazendo uma armação contra mim", disse anteontem a editores do jornal. Em sua carreira de 21 anos, toda feita no "USA Today", Kelley foi cinco vezes indicado ao prêmio Pulitzer.
Caso semelhante em 2003, envolvendo o jornalista Jayson Blair, provocou a demissão do editor-executivo e do secretário de Redação do "New York Times". No mês passado, também como reflexo do caso Blair, o "Washington Post" alterou suas normas para o uso de fontes anônimas.


Texto Anterior: Argentina: Juiz anula indulto a seis ex-repressores
Próximo Texto: Ásia: Presidente de Taiwan é alvo de atentado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.