São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e europeus ameaçam votar sanções ao Irã

DA REDAÇÃO

Os EUA e a União Européia começaram a pressionar a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) a fim de levar o caso da retomada de enriquecimento de urânio pelo Irã ao Conselho de Segurança da ONU.
Segundo informações de diplomatas, o Reino Unido, a França e a Alemanha -grupo conhecido como UE3- juntaram num documento "elementos para uma resolução" a ser submetida aos membros da AIEA, órgão da ONU encarregado da fiscalização nuclear.
O UE3 -assim como os EUA- quer que os 35 países-membros da agência aprovem a submissão do caso do Irã ao Conselho de Segurança porque receiam que o país tenha começado a enriquecer urânio para construir armas nucleares. Se o assunto chegar ao CS, este pode impor sanções econômicas aos iranianos.
O Irã retomou o enriquecimento de urânio em agosto, alegando que se destina a fins pacíficos, desde quando europeus e americanos têm tentado dissuadir, em negociações, Teerã de prosseguir com o as atividades.
A via diplomática sem apelo ao CS ainda conta com o apoio da Rússia e da China, além do chefe da AIEA, Mohamed El Baradei.


Com agências internacionais.

Texto Anterior: Perigo nuclear: Coréia do Norte troca a bomba por ajuda
Próximo Texto: Análise: A parte mais delicada está ainda por começar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.