São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Washington Post de Washington

População dos EUA apóia ação terrestre

EUA - A administração Bush enviou forças terrestres dos EUA para o Afeganistão segura de que o público norte-americano apóia a ação e está preparado para aceitar perdas significativas.
Essa segurança se deve, em parte, a pesquisas nacionais de opinião. Em quase todos os levantamentos feitos após os ataques terroristas de 11 de setembro, a grande maioria concorda com ações por ar e terra, mesmo quando é mencionada a perspectiva de elevado número de mortes.
Segundo assessores da Casa Branca, preparar o público para aceitar a presença de tropas dos EUA no Afeganistão tem sido um componente central da administração dos planos de guerra.
Temendo que a sociedade se cansasse da campanha no Afeganistão antes do início das ações terrestres, Bush falou repetidamente da necessidade de ter paciência, lembrando as lutas da Segunda Guerra Mundial para condicionar os americanos a esperarem alto nível de sacrifício.
Questionado a explicar que tipo de sacrifício tem em mente, Bush dá exemplos relativamente benignos, como longas filas nos aeroportos. Mas assessores dizem que o discurso do sacrifício tenta preparar o público para aceitar baixas americanas em combate.


Texto Anterior: Sigilo envolve partida de soldados
Próximo Texto: Afeganistão: Taleban desafia EUA, mas faz proposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.