São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bento 16 assina um decreto que torna Pio 12 "venerável"

Documento reconhece "virtudes heroicas" em papa acusado de ter feito vista grossa ao Holocausto

DA REDAÇÃO

O papa Bento 16 deu ontem um passo importante para a canonização de Pio 12, aprovando um decreto reconhecendo suas "virtudes heroicas". Assim, seu predecessor, que foi papa entre 1939 e 1958, passará a ostentar o título de "venerável", estágio anterior à beatificação.
Pio 12 é acusado por grupos judeus de ter feito vista grossa ao Holocausto e de ter feito pouco para ajudar os judeus perseguidos pelo nazismo.
Eles haviam pedido a Bento 16 que congelasse o processo até que mais arquivos sobre a Segunda Guerra pudessem ser estudados em detalhe.
O decreto fora submetido a Bento 16, pelo departamento do Vaticano responsável pela santificação, já em 2007. Mas o papa decidiu não assinar de imediato, optando por aquilo que o Vaticano chamou de um período de reflexão.
A Santa Sé sustenta que Pio 12 trabalhou em silêncio, nos bastidores, pois uma intervenção direta poderia piorar a situação tanto para judeus quanto para católicos. Muitos judeus rejeitam essa posição.
A possível santificação de Pio 12 é uma das várias questões que têm estremecido as relações entre católicos e judeus. Entre elas, a decisão de Bento 16, em janeiro passado, de reintegrar à igreja um bispo que negara a extensão do Holocausto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fiel da balança chileno vê vitória de suas ideias
Próximo Texto: Correa recua e muda projeto de lei de mídia no Equador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.