São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renovação política boliviana também chega ao Congresso

DO ENVIADO A LA PAZ

A renovação política boliviana atingiu em cheio o Congresso, onde apenas 17 dos 157 deputados e senadores conseguiram se reeleger -somente 11% do total. Melhor para o partido de Evo Morales, o MAS (Movimento ao Socialismo), que conseguiu, nesta semana, eleger os presidentes do Senado e da Câmara. Os socialistas têm a maior bancada, com 84 membros.
Como Morales, 46, os novos parlamentares também chamam a atenção por serem relativamente jovens. São 52 congressistas de 30 a 39 anos e outros 74 com idades de 40 a 49 anos. Apenas sete têm mais de 60 anos.
Na terça-feira, o MAS conseguiu uma importante vitória política ao eleger Santos Ramírez com votos decisivos e surpreendentes vindos do MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário). Anteontem, Edmundo Novillo ganhou na Câmara.
Questionado sobre o apoio ao MAS mesmo sem um acordo político, o deputado Mario Justiniano (MNR) disse que "este é o momento de contribuir com a nação e esquecer rancores".
Houve duas explicações para o comportamento do MNR, a quarta maior bancada: acuado pela ampla popularidade de Morales, teria apoiado por conveniência política. Um segundo motivo seria para não fortalecer o principal partido de oposição, o Podemos -a segunda bancada, com 56 parlamentares. (FM)


Texto Anterior: Às vésperas de posse, Bolívia vive "Evomania"
Próximo Texto: AL tem "novo racismo", diz Vargas Llosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.