São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary entra na corrida presidencial

Senadora antecipa o anúncio de sua pré-candidatura para barrar a ascensão de Barak Obama no Partido Democrata

Ex-primeira-dama convida eleitores a debater Guerra do Iraque e Previdência; partido escolherá candidato a suceder Bush em 2008

Bebeto Matthews - 13.nov.2006/ Associated Press
Hillary Clinton anunciou que entra na disputa "para ganhar"(MT)


DA REDAÇÃO

A senadora Hillary Clinton, 59, anunciou ontem oficialmente que entra na disputa pela candidatura do Partido Democrata às eleições presidenciais de 2008 nos EUA.
"Estou dentro e para ganhar", afirmou a senadora em sua página na internet. Ela é a primeira mulher e ex-primeira-dama a disputar a Presidência. Seu marido, Bill Clinton, foi presidente de 1993 a 2000.
"Depois de seis anos de George Bush, é hora de renovar a promessa da América", disse Hillary, que convidou os eleitores a debater com ela temas como Previdência Social, saúde e a Guerra do Iraque.
Embora o interesse de Hillary na corrida presidencial já fosse conhecido, o anúncio de sua pré-candidatura visa conter seu principal rival dentro do Partido Democrata, o senador pelo Illinois Barack Obama, 45, que anunciou sua pré-candidatura na última terça-feira.
Crítico da Guerra do Iraque, Obama conta com o apelo de ser o primeiro candidato negro à Presidência dos EUA. Em menos de dez anos, ele foi de professor de direito ao Senado, onde é o único afro-americano.
Hillary é a sétima concorrente à candidatura democrata. O candidato será escolhido em eleições primárias que começam em janeiro de 2008.
A senadora, formada em direito por Yale, passou nos últimos 13 anos da ala esquerda à direita do Partido Democrata.
Durante o governo de Clinton, foi alvo dos conservadores por advogar um plano de universalização do seguro público de saúde. Depois, sobreviveu ao escândalo envolvendo o marido com uma estagiária, Monica Lewinsky, e se elegeu senadora por Nova York (está no segundo mandato). Em 2003, votou pela invasão do Iraque.
Hillary pretende abrir um "comitê exploratório" para levantar fundos de campanha -é tida como ótima arrecadora. Ela aparece no topo dentro da disputa democrata na maioria das pesquisas de opinião.


Texto Anterior: Com Chávez, iraniano quer romper isolamento
Próximo Texto: Iraque: Helicóptero cai e mata 13 americanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.