São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criação de nova entidade regional é prioridade de cúpula

Nos bastidores do encontro, Brasil e México disputam o nome do organismo que reunirá todos os países da OEA exceto EUA e Canadá

FABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A CANCÚN (MÉXICO)

Cercados de turistas e empreendimentos americanos e de letreiros em inglês, chefes de Estado e representantes de 32 países se reúnem na região de Cancún a partir de amanhã para formalizar a criação de uma entidade regional sem a presença de Canadá e EUA.
O novo órgão deve fundir a Calc (Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe), cuja primeira reunião ocorreu em 2008, na Bahia, com o Grupo do Rio, outra iniciativa criada no Brasil, em 1986.
Com 33 países, a Calc foi convocada pela primeira vez já com a ideia de formalizar uma "OEA sem EUA e Canadá". O Grupo do Rio, com 22 integrantes, não tem burocracia e adota resoluções por consenso, em temas de caráter político.
Representante brasileiro nas negociações preliminares, o subsecretário-Geral da América do Sul, Antonio Simões, disse que a formalização da entidade não será imediata e que ainda não foi decidido sequer se haverá uma sede ou se será criada uma burocracia.
"Há uma intenção muito forte de criar essa entidade, há a ideia de que reúna todos os países", disse Simões à Folha.
Ele minimizou a disputa entre Brasil e México em torno do nome da nova entidade -segundo a Folha apurou, algumas embaixadas foram orientadas a buscar apoio dos governos locais à proposta brasileira.
"Há diversas propostas sobre a mesa, e vamos ver qual será a que melhor expressa o conteúdo da entidade", disse Simões.
Ele confirmou que Honduras não foi incluída na agenda oficial e não deverá aparecer no documento final. E citou entre os itens mais importantes a ajuda ao Haiti e a recente controvérsia entre Reino Unido e Argentina sobre prospecção de petróleo nas Malvinas.


Texto Anterior: Entrevista: "Críticos nos EUA são pró-ingerência"
Próximo Texto: Zuma sofre chuva de ataques na África do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.