São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é o piloto Bertrand Piccard

da Reportagem Local

Ao completar uma volta ao mundo sem escalas ontem, o psiquiatra suíço Bertrand Piccard, 41, está realizando o sonho de uma família de aventureiros.
Seu pai, Jacques Piccard, quebrou o recorde: ele chegou a descer 10.911 metros de profundidade num oceano. Foi em 1960 nas fossas Marianas, nas águas do Pacífico.
O submarino que utilizou foi inventando pelo avô de Bertrand, o físico Auguste Piccard (1884-1962), criador também da cabine de despressurização.
Ao deixar temporariamente seu consultório em Lausanne, onde mora com a mulher e três filhas, Piccard se colocou à altura do passado de sua família.
Fascinado pelo estudo do comportamento humano, ele é adepto da técnica da hipnose, o que o levou a ser convidado a participar da competição de vôo livre Chrysler Challenge (1992).
Ele hipnotizou os participantes para aliviar a tensão causada por longas horas de vôo.
"Aprendi tanto aeronáutica como medicina ao longo da vida", disse recentemente. "Gosto da imagem da Terra vista do céu, o que situa o homem em seu devido lugar na natureza."


Texto Anterior: Balão faz 1ª volta ao mundo sem escalas
Próximo Texto: Conheça a trajetória de Brian Jones
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.