São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colapso do Estado é risco para ambiente

do "Libération"

Mesmo com toda a destruição da fauna ocasionada pela guerra, Sead Hadzibdiac, diretor do serviço florestal bósnio, acredita que o pior ainda está por vir.
Com o fim do conflito e a desorganização do Estado, ele teme que uma retomada descontrolada da produção industrial possa trazer danos ao meio ambiente
"O maior fator de proteção da natureza iugoslava era a coletivização das terras", diz Hadzibdiac.
"Num país em que a consciência ecológica regrediu bastante, só o Estado pode proteger o meio ambiente. Acontece que o Estado bósnio explodiu, suas instituições não funcionam mais. Os dirigentes das três comunidades se neutralizam, e o alto representante da comunidade internacional, que supre esse vazio, tem outras preocupações", afirma.
Segundo ele, o reinício desorganizado da produção industrial pode poluir as águas dos rios, e as florestas correm o risco de desaparecer em função do desmatamento descontrolado.
Para ele, a privatização representa uma ameaça maior à natureza do que a própria guerra.
"O pós-guerra pode ser mais nocivo ao ambiente do que a própria guerra, e mais mortífero para a fauna", afirma.
"Já foi constatado, na Itália e na França, que, quando o homem caça em terras que considera suas, ele respeita os animais. Por outro lado, quando caça em terras de outros, ele se comporta como um predador."

Javalis e minas terrestres
Segundo Hadzibdiac, durante a guerra foi possível observar algumas curiosidades sobre o comportamento dos animais.
"Os javalis têm muita facilidade para desmontar minas terrestres plásticas. São muito superiores aos cães especializados nesse trabalho", afirma.
Segundo o diretor, observou-se que, em alguns lugares ,os animais carnívoros despedaçaram os cadáveres humanos, mas deixaram intactos outros ao lado, sem nenhuma razão aparente.
Uma hipótese levantada -mas que ainda não foi confirmada- é que esses corpos tenham sido rejeitados porque os animais teriam identificado neles a presença de medicamentos, antibióticos ou outros.


Texto Anterior: No meio do tiroteio, animais sofriam estresse
Próximo Texto: Saiba o que foi o conflito na Bósnia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.