São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos buscará novo balanço de política externa

DA ENVIADA A BOGOTÁ

Cláudia López, jornalista e analista da respeitada MOE (Missão de Observação Eleitoral), afirma que o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, terá trabalho para reconquistar a confiança dos vizinhos, mas já enviou sinais positivos ao Equador.

 

Política externa
Santos sabe que a Colômbia, no governo Uribe, sacrificou sua política exterior pela política interna. Sabe que é preciso fazer um balanço nesse campo.
Começará o governo sem a confiança dos vizinhos. Terá de reconquistá-la se quiser recuperar empregos e exportações perdidos por causa de disputas. Ele tem histórico de conflitos com Hugo Chávez, mas tem sido prudente.
No caso do Equador, enviou um sinal em um tema sensível: disse que poderia entregar os computadores de Raúl Reyes [número 2 das Farc morto no Equador] ao governo.

Gabinete
Santos é conhecido por armar equipes de boa qualidade técnica. Mas isso não impede que cargos de segundo escalão e terceiro escalão e regionais sejam distribuídos com critérios mais políticos e clientelistas do que técnicos.

Paramilitarismo
Um terço do Senado foi eleito com ajuda de uma máquina ligada ao narcotráfico ou ao paramilitarismo. Veremos como [Santos] tratará o tema.


Texto Anterior: Eleição mantém tradicionalismo no poder
Próximo Texto: Só agiremos se formos chamados, diz Amorim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.