São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IRAQUE

Artefatos antigos são encontrados em gabinete do premiê

DA ASSOCIATED PRESS - Mais de 600 relíquias que foram contrabandeadas do Iraque, devolvidas ao país e depois perdidas de novo foram encontradas em meio a artigos de cozinha no gabinete do premiê iraquiano, Nuri al Maliki.
As 638 peças incluem joias e figuras em bronze das mais antigas civilizações do mundo, roubadas do Museu Nacional, em Bagdá, após a invasão do país em 2003 pelos EUA.
Após serem recuperadas, as relíquias foram entregues por militares americanos ao gabinete de Maliki, onde foram armazenadas em local errado e esquecidas. O ministro de Turismo e Antiguidades, Qahtan al Jibouri, disse que os artefatos teriam sido vítimas da má coordenação entre os ministérios responsáveis por recuperar tesouros arqueológicos.
Cerca de 5.000 itens roubados desde 2003 foram recuperados. Mais de 15 mil peças do Museu Nacional ainda estão desaparecidas.


Texto Anterior: Jornais se preparam para pedido de prisão
Próximo Texto: Jornal do México pede orientação a narcocartéis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.