São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSCIENTIZAÇÃO
Serviço informa sobre hospitais que atendem pessoas com suspeita de exposição ao bacilo

Funasa esclarece dúvidas sobre antraz

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) está pondo à disposição dois telefones para esclarecer dúvidas sobre o antraz. O serviço teve início neste fim de semana e deveria funcionar 24 horas, mas as funcionárias que atendem ao telefone disseram à Folha que o serviço só funcionará, neste fim de semana, em horário comercial.
Os números são 0/xx/61/314-6332 e 0/xx/61/226-9075.
A fundação solicitou a todas as secretarias da Saúde dos Estados que informassem os nomes e telefones de seus hospitais de referência para atendimento das pessoas expostas a substâncias com suspeita de antraz. A Funasa também pediu às secretarias que colocassem à disposição um telefone para que a população pudesse obter esclarecimentos sobre o assunto.
Até anteontem, apenas dez Estados haviam informado os hospitais. Desses, seis divulgaram telefones para esclarecimento de dúvidas. As informações podem ser encontradas no site da fundação (www.funasa.gov.br).
A Folha tentou entrar em contato com os serviços de orientação dos Estados, mas a maioria dos telefones só funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Durante a semana passada, a Funasa divulgou um balanço das análises já feitas de materiais suspeitos de contaminação por antraz -todas as 17 amostras analisadas até quinta-feira pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, deram negativo.
Devido ao número de suspeitas, o Ministério da Saúde reforçou o estoque de equipamentos de biossegurança, como máscaras, luvas e recipientes para transporte de materiais suspeitos.
A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) também reforçou as medidas de segurança para tentar evitar que o Brasil sofra ataques bioterroristas.


Texto Anterior: GUERRA SEM LIMITES
Carta enviada a jornal no Rio não tinha antraz

Próximo Texto: Trote pode ser punido com prisão no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.