São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Posição francesa na crise aumenta apoio a Chirac

DA REDAÇÃO

Pesquisa divulgada ontem mostra que vem aumentando a popularidade do presidente da França, Jacques Chirac, devido sobretudo a sua posição em relação à crise iraquiana.
A sondagem, publicada no "Journal du Dimanche", indica que 65% dos franceses estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o desempenho do presidente, um aumento de cinco pontos percentuais em relação a uma pesquisa realizada um mês antes. O jornal atribuiu a melhora principalmente à posição de Chirac em relação ao Iraque.
A França é o país que lidera a oposição no Conselho de Segurança da ONU à aprovação de uma resolução que autorize o uso automático da força contra o Iraque caso o ditador Saddam Hussein se recuse a cooperar com os inspetores da ONU.
Na campanha eleitoral alemã, em setembro, o chanceler (premiê) Gerhard Schröder usou sua oposição a um ataque ao Iraque como arma eleitoral. A influência exata disso em sua vitória é desconhecida, mas a maioria dos alemães é contrária ao ataque, segundo pesquisa.



Texto Anterior: Iraque: Saddam dá anistia a quase todos os presos
Próximo Texto: Armas nucleares: EUA dizem que acordo com Coréia do Norte é letra morta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.