São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Al Zawahiri declama poema em gravação

DA REDAÇÃO

Analistas da CIA (agência de inteligência dos EUA) chegaram à conclusão de que a voz que aparece em gravação divulgada em sites islâmicos na última sexta-feira é do número dois da rede Al Qaeda, Ayman al Zawahiri. A informação é da rede de notícias CNN.
Zawahiri aparece declamando um poema de 17 minutos dedicado aos "mártires" da Jihad no Afeganistão.
Segundo a CNN, a gravação foi exibida na internet um dia após Osama bin Laden ter divulgado uma mensagem, sua primeira manifestação pública desde 2004, transmitida pela TV Al Jazira, na qual fazia ameaça de novo ataque terrorista aos EUA.
A gravação de Zawahiri não dá referências sobre a data em que foi realizada e também não menciona a tentativa da CIA de matá-lo -no dia 13 de janeiro, um ataque aéreo que o tinha como alvo destruiu casas no povoado de Damadola, no norte do Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão. Zawahiri e outros membros da Al Qaeda estariam reunidos em Damadola. A ação foi atribuída à CIA, embora Washington ainda não tenha assumido oficialmente a responsabilidade.
Oficiais americanos afirmaram que entre quatro e oito membros da Al Qaeda foram mortos durante o conflito. Já oficiais paquistaneses divulgaram que 18 pessoas foram mortas, incluindo cinco mulheres e cinco crianças. Os assassinatos provocados pelo ataque aéreo incitaram protestos no país.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Insurgência ataca comboio de auxiliares do presidente
Próximo Texto: Eua: Lobby movimenta US$ 2,1 bi em Washington
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.