São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
Em seu blog, o Prêmio Nobel José Saramago escreveu, emocionado, sobre Obama. "Donde saiu este homem?", postou o português, de esquerda, perplexo "por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado [...] ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores". Para Saramago, leitor da autobiografia "séria e sincera, além de inteligentemente escrita" do novo presidente, o discurso de Obama "deu-nos razões (as razões) para que não nos deixemos enganar. O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados". "No fundo, o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível."

CENSURA NA CHINA
A TV chinesa, que transmitia ao vivo o discurso de posse de Obama, com tradução, cortou a imagem imediatamente para o âncora quando o americano mencionou a derrota ao comunismo e a repressão a dissidentes. A palavra comunismo também foi suprimida da transcrição do discurso em chinês.


Texto Anterior: Sob nova direção / Acertando as contas: Obama congela salários e promete mais transparência
Próximo Texto: Foco: Rodopios presidenciais em 10 bailes tentam mobilizar o público politicamente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.