UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOGO AMIGO

Tiroteio provoca a morte de quatro soldados

Marines matam aliados afegãos em "mal-entendido" em Cabul

DA ASSOCIATED PRESS

Fuzileiros navais americanos que cuidam da segurança da Embaixada dos EUA em Cabul, no Afeganistão, trocaram tiros ontem com membros dos serviços de segurança afegãos, que são aliados dos EUA. O incidente deixou quatro afegãos mortos.
Autoridades afegãs disseram que o tiroteio fora um "mal-entendido", argumentando que os marines ficaram nervosos porque pensaram que poderiam ser atacados pelos afegãos. A embaixada não quis fazer muitos comentários sobre o incidente, dizendo que as mortes eram "lamentáveis" e que o caso seria devidamente investigado. Não houve feridos entre os marines.
O tiroteio ocorreu um dia depois de os EUA alertarem para a possibilidade da ocorrência de atentados terroristas contra seus interesses em todo o planeta.
Não há sinais de grande tensão entre as forças militares americanas que trabalham no Afeganistão e seus aliados afegãos. Essas forças dos EUA estão no país desde que o regime do Taleban foi deposto, no final de 2001.
Os problemas começaram anteontem à noite, segundo diplomatas (que não quiseram identificar-se), quando um soldado afegão lançou uma granada -sem razão aparente- em direção aos marines que vigiavam a embaixada. A granada não explodiu.


Texto Anterior: Governo interno só será escolhido em julho; Otan terá papel no país
Próximo Texto: Diplomacia: Bush pretende visitar em breve o Oriente Médio, afirma o "NYT"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.