UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Viagem serviria para pressionar por diálogo

Bush pretende visitar em breve o Oriente Médio, afirma o "NYT"

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, pretende fazer sua primeira viagem oficial ao Oriente Médio nas próximas semanas, segundo o jornal "The New York Times", para pressionar pela aprovação de um plano de paz para a região, ameaçado pela onda de ataques suicidas palestinos - cinco desde o sábado.
Uma viagem a Israel, porém, seria improvável, segundo o "Times". De acordo com o jornal, Bush poderia se encontrar com os premiês israelense, Ariel Sharon, e palestino, Abu Mazen, no Kuait ou no Qatar.
O jornal afirma ainda que o governo dos EUA estaria pressionando Sharon a remover algumas colônias judaicas instaladas recentemente em áreas palestinas e a tomar algumas ações exigidas como precondição para a implementação do plano de paz apoiado pelos EUA, que prevê a criação de um Estado palestino até 2005.
Abu Mazen cancelou ontem uma visita que faria à cidade de Beit Hanoun, na faixa de Gaza. Tanques e escavadeiras israelenses ocupam o local desde o fim de semana. Mazen iria à cidade para analisar os estragos em consequência da ocupação israelense, que objetiva impedir palestinos de disparar mísseis sobre cidade israelense de Sderot.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fogo amigo: Marines matam aliados afegãos em "mal-entendido" em Cabul
Próximo Texto: Tragédia: Terremoto mata pelo menos 500 e fere 5.000 na Argélia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.