São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Palestinos expulsos pela Guerra do Iraque são acolhidos pelo Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Desembarcou ontem em São Paulo o primeiro de três grupos de refugiados palestinos que viviam no Iraque. São 35 pessoas de quatro famílias que deixaram o país após a queda do ditador Saddam Hussein, em 2003, e estavam desde então no campo de Ruweished, na Jordânia. Ao todo, o Brasil deve receber até dezembro 117 refugiados.
Segundo Luis Varese, do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), as famílias vão morar em municípios de São Paulo e do Rio Grande do Sul, onde já há comunidades palestinas. Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, informou que eles receberão um salário mínimo por mês e terão despesas com aluguel, educação e saúde pagas por até dois anos pelo Programa de Reassentamento Solidário, do Acnur.
Os palestinos terão direito a carteira de identidade e de trabalho e a um passaporte brasileiro de refugiado. Terão ainda aulas de português e apoio psicológico. "A expectativa é que eles se tornem auto-suficientes em dois anos. Não há paternalismo, o projeto é de integração", disse Barreto. O orçamento do Ministério da Justiça para 2007 prevê um gasto de R$ 680 mil com o reassentamento. Há hoje 34 mil refugiados de 69 nacionalidades no Brasil. (MARIA LUIZA RABELLO)


Texto Anterior: Impasse na ONU impulsiona EUA e França contra Irã
Próximo Texto: Chile extradita Fujimori para o Peru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.