São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Resultado deve reforçar atuação dos republicanos no Congresso

DE WASHINGTON

Os primeiros resultados do Censo nos Estados Unidos trouxeram ontem forte preocupação para o governo democrata americano e para as perspectivas de reeleição do presidente Barack Obama.
Não apenas houve crescimento populacional -e de eleitores- em Estados de tendência republicana como esses deverão abocanhar ao menos seis vagas a mais no Congresso devido à redistribuição de assentos na Casa.
O número de vagas na Câmara dos Representantes (deputados) é proporcional à população de cada Estado e passa por revisão a cada dez anos, justamente após a divulgação das estatísticas de contagem populacional.
Pela contagem inicial, o Texas vai ganhar quatro assentos e a Flórida, dois.
Cinco Estados vão ganhar um assento cada: Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Sul e Utah. Nova York e Ohio vão perder duas vagas cada e Illinois, Louisiana, Massachusetts, Iowa, Missouri, Michigan, Pensilvânia e Nova Jersey, um cada.
Em 2008, Obama perdeu no Texas e na maior parte dos outros Estados que vão ganhar vagas na Câmara. E vencera na maioria dos Estados que perderão assentos, inclusive Nova York e Ohio.
Outra vantagem dos republicanos é que, depois das vitórias nas eleições de novembro último, mais governos estaduais e assembleias locais controladas pela oposição estarão gerenciando o processo de redesenho de distritos eleitorais pós-censo.
É prática comum partidos tentarem desenhar as fronteiras dos distritos de modo a agrupar juntos o maior número de eleitores favoráveis a si, influenciando resultados eleitorais no futuro.
Outras tendência que também se nota nos resultados do Censo é que o poder no Congresso americano vai pender mais para os Estados no Sul e no Oeste.
(AM)


Texto Anterior: EUA crescem mais devagar, aponta Censo
Próximo Texto: "Aumento mais lento é devido à crise econômica"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.