São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Lula, "forças progressistas" ganham terreno na América Latina

PEDRO DIAS LEITE
ENVIADO ESPECIAL A LA PAZ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, na posse de Evo Morales, na Bolívia, que "as forças progressistas estão ganhando as eleições em todos os países" da América Latina e que este será o século do continente.
"Nós vivemos um momento excepcional na América Latina", disse Lula, para quem "isso só aumenta o nosso compromisso com a integração". Reiterando sua política externa de união dos países vizinhos, o presidente afirmou que "este século tem de ser o da América Latina; já foi o século da Europa, já foi o século dos EUA e agora é a nossa vez. A América Latina tem de acreditar nisso, e só vai acontecer se os presidentes acreditarem, se o povo acreditar que o século 21 é o século da América Latina, da Bolívia, do Brasil".
Lula voltou a destacar que dará todo o apoio possível a Morales e cobrou o mesmo dos outros países. "A posse do Evo Morales é uma coisa muito gratificante para as populações indígenas de toda a América Latina. Os presidentes dos outros países têm a obrigação de fazer um esforço grande para que a Bolívia possa consolidar sua democracia, [para] que o presidente Evo Morales possa governar atendendo aos interesses da maioria de seu povo", afirmou.
Além de Morales, Lula também destacou a eleição de Michelle Bachelet para a Presidência do Chile: "A presidenta do Chile tem uma história na luta da esquerda, na luta contra o autoritarismo".
Durante a cerimônia de posse, Lula não subiu no palanque de Morales. Segundo sua assessoria, o presidente estava cansado.


Texto Anterior: Novo presidente tem apoio inédito desde redemocratização do país
Próximo Texto: Encontro histórico: Lagos e Morales querem diálogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.