São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Família real não foge ao combate

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não resta dúvida que a família real britânica é a mais combatente entre os mortais de sangue azul. Como seu tio Andrew, piloto de helicóptero na Guerra das Malvinas/Falklands, em 1982, o príncipe Harry será enviado a uma região de conflito com o posto mais baixo da oficialidade, segundo-tenente - a "forma de vida mais baixa e descartável entre oficiais", como brincam os militares.
Em geral, os "reais" costumam entrar na Marinha Real, a força mais antiga. Não existe um "Exército Real" no Reino Unido, mas sim regimentos "reais" de vários tipos. Harry faz parte de um dos mais tradicionais da cavalaria, o Blues and Royals.
No Iraque, ele comandará o tanque leve Scimitar (cimitarra, uma espada árabe), à frente de um pelotão com quatro desses tanques e doze sargentos, cabos e soldados. O Scimitar é um veículo ágil e bem armado com um canhão Rarden de tiro rápido de calibre 30 mm. Mas é pouco blindado.
O avô de Harry também viu a guerra de perto. O príncipe Philip, Duque de Edinburgo e marido da rainha Elizabeth, era oficial da Marinha durante a Segunda Guerra. Estava a bordo do couraçado HMS Valiant durante a batalha do cabo Matapã, contra os italianos. As letras HMS significam "navio de sua majestade", em inglês.
Philip era responsável pelos holofotes do navio e teve seu momento de glória ao acendê-los para o bombardeio de uma flotilha de cruzadores italianos pegos de surpresa.
Já um tio de Philip correu risco maior. Lorde Louis Mountbatten (1900-1979) comandava o destróier HMS Kelly, que foi afundado em ataque aéreo em torno de Creta em 1942, forçando o seu real comandante a nadar pela vida. Mountbatten foi morto em outra "guerra", parecida com a do Iraque -terroristas do IRA explodiram seu iate em 1979.


Texto Anterior: Príncipe Harry vai lutar no Iraque, anuncia Coroa
Próximo Texto: Blogueiro egípcio é preso por insultar islã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.