UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meio milhão de curdos se deslocam no Iraque

DA REDAÇÃO

Cerca de 500 mil curdos começaram a deixar as suas casas nas grandes cidades do norte do Iraque, dirigindo-se para pequenas vilas da região, segundo agências humanitárias da ONU.
Eles não estão deixando o Iraque. Até agora está ocorrendo apenas deslocamento populacional dentro do país. Não há registros de iraquianos cruzando as fronteiras para países vizinhos.
Os curdos estariam temendo uma contra-ofensiva do ditador Saddam Hussein e também os bombardeios dos EUA. Eles são maioria no norte do Iraque, país majoritariamente árabe.
De acordo com a ONU, o deslocamento não pode ser considerado uma tragédia humanitária.
Segundo a Cruz Vermelha Internacional, mais de 90% das pessoas estão se dirigindo para residências de amigos e parentes e o deslocamento, muitas vezes, é feito em veículos próprios.
O país mais próximo para onde os curdos poderiam se dirigir é a Turquia, onde também são minoria. Porém o governo turco, que pode já ter enviado tropas ao território iraquiano, informou que vai impedir o fluxo de refugiados.

Síria
Nenhum iraquiano procurou refúgio nos países vizinhos até agora. Na Síria, campos foram armados na fronteira com o Iraque, mas ninguém apareceu.
"Nós já levantamos cem tendas, cada uma delas para receber dez pessoas. Várias outras podem ser armadas a qualquer momento. Porém não apareceu ninguém", disse Khaled al Dakhil, engenheiro sírio que supervisa o campo de refugiados de Abu Kamal, a 585 km de Damasco.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ataque no Kuait deixa 13 americanos feridos
Próximo Texto: EUA desistem de ataque pela Turquia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.