São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Palestino com escavadeira fere 16 e é morto em Jerusalém

DA REDAÇÃO

Ao menos 16 pessoas foram feridas ontem em Jerusalém quando uma escavadeira colidiu com vários carros e um ônibus na região central da cidade. Uma das vítimas está em estado grave, e o homem que dirigia o veículo, palestino, foi morto a tiros pela polícia após ser atingido por um civil israelense que também abrira fogo na tentativa de detê-lo.
O incidente, o segundo do tipo a ocorrer na cidade neste mês, foi classificado pelos governos de Israel e dos EUA como "atentado terrorista" e aconteceu poucas horas antes de o candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, chegar a Jerusalém. Até o fechamento desta edição, nenhum grupo havia reivindicado o ataque.
O condutor da escavadeira foi identificado como Ghassan Abu Tair, palestino de 22 anos que morava em Jerusalém e portanto tinha livre trânsito na cidade. No último dia 2, três mulheres morreram quando outro palestino morador de Jerusalém Oriental entrara na contramão atingindo tudo que encontrava pelo caminho até ser morto pela polícia.
O episódio de ontem aconteceu a menos de um quilômetro do local onde o presidente israelense, Shimon Peres, se reunia com o palestino, Mahmud Abbas. Abbas condenou o ataque.
Horas depois do incidente, dois árabes de Jerusalém Oriental foram agredidos e feridos em um bairro judeu ultra-ortodoxo da cidade no que a polícia disse aparentar ser uma retaliação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque: Bagdá aprova lei eleitoral apesar de boicote curdo
Próximo Texto: Senadores da Itália aprovam lei que protege Berlusconi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.