UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula pede liderança da ONU na pacificação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em entrevista ontem a correspondentes estrangeiros, a criação de uma força de pacificação do Iraque, com a participação dos iraquianos e sob o comando da ONU. "Manter o Exército americano de forma unilateral pode ser um grande erro", disse ele, segundo a France Presse.
A seu ver, as "interferências" dos EUA no Iraque não são viáveis, já que agora a solução é política, e não militar. "Um erro não justifica outro", afirmou, referindo-se à presença militar de Reino Unido e EUA naquele país.
Lula lembrou que não se confirmaram as razões da coalizão anglo-americana para invadir o Iraque, como a existência de armas de destruição em massa. O Brasil se opôs à invasão sem o aval do Conselho de Segurança da ONU. Com a guerra, Lula acredita que a organização internacional tenha sido enfraquecida.
Lula descartou a possibilidade de o Brasil enviar tropas para uma eventual força de paz no Iraque, argumentando que já morreu um brasileiro (Sérgio Vieira de Mello) que estava lá trabalhando pela pacificação do país.
O presidente voltou a defender a ampliação do Conselho de Segurança e lembrou que o Brasil reivindica uma vaga entre os membros permanentes (que têm poder de veto). "É fundamental que aprofundemos na discussão da composição do Conselho de Segurança", disse.
O presidente reafirmou que o governo brasileiro não decidiu se vai ou não renovar o acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), como havia dito em entrevista concedida a jornalistas brasileiros na última terça-feira.


Texto Anterior: Paris condena "lógica da ocupação"
Próximo Texto: América Latina: Oposição da Venezuela fará apelo a Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.