São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Figurino tenta expressar idéia de unidade

DA ENVIADA ESPECIAL A PEQUIM

Ternos escuros de corte idêntico, camisa branca, sapatos pretos e gravata quase sempre vermelha. Os nove integrantes do Comitê Permanente do Politburo que se apresentaram ontem pareciam saídos do mesmo alfaiate.
A uniformidade só não foi total porque um deles, Wu Bangguo, chefe do Congresso do Povo, optou por uma gravata azul -todos os demais preferiram a cor vermelha.
O figurino idêntico é uma metáfora do esforço do PC da China de mostrar unidade e se apresentar como um bloco monolítico diante do público.
Apesar do modelo sóbrio, as novas e velhas estrelas do partido se comportaram como celebridades. Entraram no salão do Grande Palácio do Povo sob aplausos -dos jornalistas chineses e funcionários do partido- e responderam com acenos. Depois, permaneceram no palco, imóveis, enquanto Hu Jintao fazia seu discurso, no qual ressaltou a importância da unidade.
O presidente ainda se dirigiu à imprensa, agradeceu a cobertura do evento e se desculpou pelo atraso de cerca de uma hora na cerimônia. (CT)


Texto Anterior: PC chinês indica 2 nomes para suceder Hu
Próximo Texto: Possíveis sucessores sintetizam contradição entre costa e interior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.