UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA estudam manter tropas no país até 2006

DA REDAÇÃO

Apesar das tentativas de acelerar o processo de transição político no Iraque com o intuito de conter os insurgentes no país, o Exército dos EUA planeja manter cerca de 100 mil soldados no território iraquiano até o início de 2006, segundo um oficial militar citado pelo jornal "The New York Times".
A medida ainda estaria em fase de análise antes de ser levada para a avaliação do presidente George W. Bush.
Segundo o "Times", o oficial americano, que falou sob a condição de não ser identificado, afirmou que a medida levaria os EUA a "começarem realmente a sentir a dor" do estresse e da sobrecarga dos soldados da reserva e da Guarda Nacional, muitos dos quais estão no país meses além do tempo previsto.
Os EUA fixaram para 1º de junho a transferência do poder da Autoridade Provisória da Coalizão para um governo interino iraquiano que deve administrar o país até a realização de eleições diretas.
Os EUA têm cerca de 130 mil soldados no Iraque, contingente que pretendem reduzir para 105 mil até maio.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Atentados matam ao menos 18 iraquianos
Próximo Texto: Membros da APC são acusados de suborno
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.