São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

Correa diz que concederá Manta, hoje com EUA, à China

DA REDAÇÃO

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou ontem em Pequim que concederá o aeroporto de Manta (sudoeste do país) à China. No local funciona uma base militar dos EUA, mas Quito já anunciou que encerrará a parceria em 2009.
O objetivo da concessão, segundo o governo equatoriano, é fazer com que o aeroporto da cidade -que detém o segundo maior porto do país, que já foi concedido a uma companhia chinesa por 30 anos- vire "a porta de entrada e de saída do comércio com o Oriente". "É um propósito diferente. Não afetará a soberania", disse o vice-presidente Lenin Moreno.
Segundo Correa, a transformação do aeroporto completará o eixo exportador Manaus-Manta (Brasil, Equador e Peru discutem projeto de integração).
Correa anunciou, ainda na campanha eleitoral, que não renovaria a concessão da base aos EUA, em vigor desde 1999 -a Casa Branca busca outro país da região para abrigá-la. Os americanos dizem que a base é estratégica no combate às drogas e investiram US$ 80 milhões.


Texto Anterior: Memória: Rompimento coroa mês ruim para Chávez
Próximo Texto: Kirchner demite chefe de inteligência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.