São Paulo, terça-feira, 24 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gorbatchov foi recebido na Casa Branca

DA REUTERS

O presidente dos EUA, Barack Obama, se reuniu na sexta-feira na Casa Branca com o ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov, no último sinal dos esforços de Washington de "reiniciar" as relações com a Rússia.
A reunião não estava na agenda oficial de Obama e só foi confirmada quando o porta-voz de Gorbatchov o revelou. O tema foi a renegociação do Start 2 (Tratado de Redução de Armas Estratégicas), firmado entre os EUA e a URSS em 1991 e que vence no final deste ano.
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, participou do encontro, ocorrido no mesmo dia em que o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger esteve em Moscou com o presidente russo, Dmitri Medvedev. Kissinger tem assessorado Obama informalmente sobre as relações com a Rússia.
Dentro da Rússia, Gorbatchov é um crítico do grupo do ex-presidente e atual premiê Vladimir Putin, do qual Medvedev faz parte. Mas, na política externa, ele tem endossado as queixas de Moscou de que os EUA e a aliança militar ocidental, a Otan, promoveram um cerco à Rússia depois do final da União Soviética, em dezembro de 1991.


Texto Anterior: Guerra fortaleceu grupo radical que baniu as escolas femininas e a música secular
Próximo Texto: Como comandante-em-chefe, Obama rompe com estilo de Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.