São Paulo, domingo, 24 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiéis alemães são os mais numerosos

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

As primeiras levas de fiéis que vão assistir à missa de inauguração do pontificado de Bento 16 começaram a chegar ontem a Roma. Previsivelmente, as mais visíveis são as vindas da Alemanha, país natal de Joseph Ratzinger.
"Gli barbari!" ("Os bárbaros!"), brincou pejorativamente um italiano ao ver alemães chegando com as bandeiras azul-e-branco da Baviera, Estado do papa. "Nós viemos em cinco ônibus cheios, mais de 200 pessoas", disse Birgitt Bauer, que mora em Augsburg -curiosamente, uma cidade central para a Reforma Protestante, onde as teses de Lutero foram defendidas em 1530.
"Eu fiquei tão feliz, porque a igreja estava morrendo na Alemanha. Agora, com um papa alemão, acho que poderemos começar de novo", disse Bauer.
A missa de hoje deverá reunir 500 mil pessoas, segundo a polícia romana. Um megaesquema de segurança, com 5.000 policiais na praça de São Pedro, sistemas de mísseis na periferia de Roma, aviões militares patrulhando o espaço aéreo, foi montado. O centro de Roma estará fechado para o tráfego até o fim da tarde. Estão sendo usadas quase 20 mil flores para enfeitar a praça, segundo a Cooperativa Il Camino, responsável pelo trabalho. A celebração começa às 10h (5h em Brasília).
Ratzinger entrará rumo ao altar, precedido por padres, bispos e cardeais, sob o cântico "Laudes Regiae", que pede a bênção dos santos da igreja -o último a ser citado será são Bento, inspiração do novo papa.
Após a leitura do Evangelho, o novo papa receberá o Pálio, um manto de lã de carneiro simbolizando sua função pastoral, e o Anel do Pescador, que simboliza o poder do papa e traz uma imagem do primeiro chefe da igreja, são Pedro, num barco (ele era pescador). São esperados 36 chefes de Estado ou governo, número aproximadamente cinco vezes inferior ao número de presentes no funeral de João Paulo 2º. (IG)


Texto Anterior: O novo papa: Bento 16 abre pontificado hoje com missa
Próximo Texto: Para Boff, Bento 16 pode trazer "obscurantismo generalizado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.