São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama recebe presidente chilena e elogia Lula

Americano cita Chile e Brasil como exemplos a outros países

DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu ontem a presidente do Chile, Michelle Bachelet, com elogios à condução da política econômica adotada em seu governo. Durante entrevista, Obama afirmou que Chile e Brasil se destacam na região e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Obama destacou que Lula tem uma orientação política muito diferente da dos americanos e mencionou o passado de sindicalista do presidente.
"Ele foi uma pessoa muito prática, que, apesar de manter relações ao longo de todo o espectro político da América Latina, instituiu todos os tipos de reformas de mercado que fizeram o Brasil prosperar", disse.
Obama afirmou ainda que os exemplos de Lula e de Bachelet podem sinalizar a outros países, com tradições democráticas ainda não consolidadas, que a democracia, o respeito ao direito de propriedade e o respeito a economias de mercado são fatores que podem levar a uma maior prosperidade.
Após o encontro com Bachelet, em que Obama tratou de acordos cooperativos para energia limpa e um centro de pesquisa de câncer, o americano foi questionado pela imprensa chilena se não seria o momento de pedir desculpas ao Chile pela influência da CIA na região, em referência ao golpe militar de 1973.
"Estou interessado em olhar para frente, não para trás. Penso que os EUA têm sido uma enorme força para o bem no mundo. Há momentos em que cometemos erros. O importante é olhar nossas políticas hoje e o que meu governo quer fazer para cooperar com a região."


Texto Anterior: Equador entra hoje para bloco regional de inspiração chavista
Próximo Texto: América Latina quer integração econômica, mas não política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.