São Paulo, sexta-feira, 24 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA CENTRAL

Oposição abandona eleição e aponta fraude no Quirguistão

DA REUTERS

As eleições presidenciais realizadas ontem pelo Quirguistão -antiga república soviética da Ásia Central que faz fronteira com a China- registraram denúncias de fraude e consequente renúncia de dois candidatos que fazem oposição ao atual presidente e candidato a reeleição, Kurmanbek Bakiyev.
O país hoje é estratégico para os EUA, que usam uma base na capital quirguiz, Bishkek, para abastecer seu contingente no Afeganistão.
Ao renunciar ontem à candidatura, o ex-premiê Almazbek Atambayev, principal opositor, disse que houve ampla fraude governista nas urnas, constatada por observadores externos.
Protestos oposicionistas foram desmobilizados rapidamente pela polícia.
A comissão eleitoral confirmou a validade do pleito e disse que 79% dos inscritos votaram. Resultados oficiais parciais apontavam que, com 25% das urnas apuradas, Bakiyev tinha 90% dos votos.
Em pesquisa de boca de urna feita por entidade simpática ao governo, o atual presidente tinha 67% dos votos, e Atambayev, 12,7%.


Texto Anterior: Itália: Revista revela novo diálogo picante atribuído a Berlusconi
Próximo Texto: Com Obama, imagem dos EUA volta a níveis pré-Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.