UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discurso tenta agradar a Kirchner

DO ENVIADO ESPECIAL

Teve motivos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para incluir uma referência elogiosa à Argentina em seu discurso. O presidente do país vizinho, Néstor Kirchner, diz, em conversas reservadas, que está decepcionado com Lula, a quem julga subserviente ao FMI e aos investidores estrangeiros.
Kirchner também estava na abertura da 58ª Assembléia Geral da ONU. A Folha apurou que, na viagem para Nova York, o presidente argentino criticou de modo duro o colega brasileiro.
A expressão usada é "decepção". Segundo relato de interlocutores de Kirchner, Lula teria cedido demais ao capital internacional e adotado uma política econômica ortodoxa que atrapalha o seu país. Diz que faltou solidariedade de Lula quando a Argentina deixou de pagar parte de sua dívida no início do mês.
Ironicamente, a citação de Lula sobre a Argentina em seu discurso na ONU ocorreu quando ele dizia que "tem se esforçado para praticar com coerência os princípios que defende". Lula citava um novo relacionamento com seus vizinhos da América do Sul com base "no respeito mútuo, na amizade e na cooperação".
Logo após, disse: "Neste contexto, nossa relação com a Argentina é fundamental". A referência foi colocada para agradar a Kirchner.
Com o Brasil sendo visto como bom aluno pelo FMI, a Argentina fica com menos força para se impor perante organismos financeiros internacionais, crê Kirchner.


Texto Anterior: Lula volta a convidar Bush a visitar o Brasil
Próximo Texto: Lula volta a propor fundo contra a fome
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.