UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG pede ação de Lula contra Fidel em Cuba

DA REDAÇÃO

A ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira viagem oficial a Cuba, que começa nesta sexta-feira, ajude na libertação de jornalistas presos na ilha.
Numa carta aberta ao presidente divulgada ontem, a organização não-governamental diz que Lula deve aproveitar "a longa amizade" que o une ao ditador Fidel Castro e "as afinidades ideológicas com o regime cubano" para intervir em favor da libertação dos jornalistas.
"Nenhum democrata, de direita ou de esquerda, entenderia se essas afinidades estivessem na frente do respeito aos direitos humanos", afirma a carta, assinada pelo secretário-geral da organização, Robert Ménard.
A carta cita o nome de 30 jornalistas presos no país por se oporem à ditadura na ilha e "contestarem o monopólio do Estado sobre a informação". Segundo a ONG, eles foram condenados, em processos sumários, a penas que chegam a 27 anos de prisão.
"Com 30 detidos, Cuba se transformou hoje na maior prisão do mundo para os jornalistas", diz.

Alerta
A Repórteres Sem Fronteiras, que tem sede em Paris e defende a liberdade de imprensa no mundo, pede ainda que Lula se encontre com familiares dos jornalistas presos, com opositores ao governo de Fidel Castro e com defensores dos direitos humanos.
A ONG faz um alerta ao presidente brasileiro, caso não atenda aos pedidos: "Seu crédito pessoal e a imagem do Brasil serão seriamente afetados perante a cena internacional".


Texto Anterior: França apóia "Fome Zero mundial"
Próximo Texto: Íntegra: "Está na hora de chamar a paz de justiça social"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.