São Paulo, Domingo, 25 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENÁRIOS
Saiba o que pode ocorrer

da Redação

Leia alguns dos possíveis cenários para a crise atual em Kosovo.
Cenários mais prováveis
1. Vitória da Otan, com intermediação da Rússia, e Milosevic permanece no poder
A aliança aumenta pressão. Intensifica bombardeios e envia mais soldados à região, sinalizando invasão por terra. Milosevic avalia ser necessário ceder, para tentar permanecer no poder. Recorre à Rússia como mediadora. Faz as principais concessões exigidas pela Otan. Kosovo permanece parte da Iugoslávia, com grande autonomia. Milosevic terá de enfrentar oposição crescente e tentativas de desestabilização patrocinadas pelos EUA.
2. Vitória da Otan, com Milosevic fora do poder
A aliança ocidental aumenta a pressão, com mais bombardeios e embargo econômico. Cerco ocidental dura meses. Milosevic tenta resistir, mas sua popularidade cai à medida que aumenta a crise interna, minando a onda nacionalista sérvia. Milosevic pode ser vítima de um golpe militar, mas seria possível também optar por renúncia e exílio, provavelmente na Rússia.
Cenários menos prováveis
1. Otan invade por terra e entra num ""longo Vietnã"
A aliança percebe que não pode vencer apenas com ataques aéreos, e Milosevic sobrevive no poder. Vitória viria então apenas com invasão por terra. Começa uma ofensiva com infantaria. Combates duram meses, devido à encarniçada resistência dos guerrilheiros sérvios nas montanhas. Embora contabilize muitas baixas, a Otan entra numa espécie de ""areia movediça", da qual não consegue sair sem uma derrota.
2. Milosevic tenta expandir o conflito, em busca de Terceira Guerra Mundial
O ditador iugoslavo percebe que uma maneira de aumentar instabilidade na região é atrair outros países à guerra. Promove ataques à Albânia, sob o argumento de atacar bases de guerrilheiros separatistas de Kosovo, estimula levante dos sérvios que vivem na Bósnia. Aposta na fórmula ""quanto pior, melhor". Espera que opinião pública ocidental, preocupada com a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial, obrigue a Otan a recuar.


Texto Anterior: Contra a OTAN: EUA ignoram as ""regras da ordem mundial"
Próximo Texto: O futuro de Milosevic: Cedo ou tarde, presidente deve ceder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.