São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COREIA DO NORTE

Filho de Kim assume agência de espionagem, diz jornal

DA ASSOCIATED PRESS

O filho mais novo do ditador norte-coreano Kim Jong-il, 67, assumiu ontem o comando da agência de inteligência do país. A nomeação de Kim Jong-un, 26, faz parte dos preparativos para suceder o pai à frente da Coreia do Norte, noticiou o jornal sul-coreano "Dong-a Ilbo".
Em março, o ditador (que sucedera seu pai no cargo) pediu ao Departamento de Segurança de Estado que desse "apoio" à nomeação de Jong-un -ao mesmo tempo em que presenteava seus membros com carros importados, disse o jornal de Seul.
O Departamento de Segurança de Estado é o pilar de sustentação do regime autoritário de Kim Jong-il. É o responsável por controlar o funcionamento das agências do governo, o Exército e a "obediência política" de cidadãos comuns. O órgão também comanda missões de espionagem no exterior.
A iniciativa mostra a preocupação do ditador -acometido de problemas de saúde- em não perder o controle da situação durante o processo de transmissão do poder a seu filho mais novo, a quem teria ungido como sucessor.


Texto Anterior: Bomba mata 72 em Bagdá dias antes de recuo dos EUA
Próximo Texto: Foco: Após sumiço, governador americano admite viagem com amante argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.