UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Suspensão teve base técnica, diz Itamaraty

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil votou a favor da suspensão da ONG Repórteres Sem Fronteiras da Comissão de Direitos Humanos baseando-se em critérios técnicos, disse ontem o Itamaraty.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil não faz parte do comitê que produziu o relatório que sugeriu o afastamento. Votou a favor porque considerou o embasamento legal do documento de acordo com os regulamentos que regem a relação das ONGs com a ONU.
A RSF não teria apresentado, nos últimos anos, relatórios de suas atividades na comissão, essenciais para justificar sua participação como membro consultivo.
A ONG também teria se "comportado mal" durante a sessão que levou a Líbia a assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos, afirma o Itamaraty. Ao participar de uma comissão, as ONGs só podem se manifestar quando estão fazendo o uso da palavra.


Texto Anterior: "Voto camarada": Brasil apóia Cuba em ação contra ONG nas Nações Unidas
Próximo Texto: Conflito: Empresa oferece tropa para agir na África
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.