São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Orleans teve sorte, diz especialista

DA REDAÇÃO

Nova Orleans escapou do pior na chegada do furacão Rita, com menos chuva do que o esperado, mas uma região da cidade do jazz teve menos sorte, com enchentes que obrigaram centenas de pessoas a deixarem suas casas. A previsão era de apenas 8 centímetros de chuva ao longo do dia de ontem, bem menos que a inicial, de até 10 centímetros por hora, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (SNM).
"Em termos gerais parece que Nova Orleans teve sorte desta vez e não foi atingida pelas piores chuvas", disse o meteorologista Phil Grigsby, do SNM. Mas no sul da cidade, a área de Jefferson Parish, que fica num nível abaixo das demais, as chuvas causaram inundações de até 2 metros. Moradores de Lafitte, cidade a cerca de 30 km de Nova Orleans, foram retirados de ônibus.
O impacto do Rita, por enquanto, é principalmente psicológico. No momento em que tentava dar início à recuperação da devastação causada pelo Katrina, Nova Orleans é atingida pelos efeitos de mais um furacão. Mas a maior parte da cidade do jazz continua desabitada e a expectativa das autoridades é de que haverá poucas vítimas na região inundada sexta-feira, praticamente deserta. A volta dos moradores terá que ser mais uma vez adiada.
A brigada de engenheiros do Exército anunciou que pretende usar um helicóptero para jogar sacos de areia com o objetivo de conter a enchente nos pontos em que o dique foi rompido. O local inundado é um dos mais pobres da cidade e nele estão alguns pontos históricos importantes. Fortes ventos impediram na sexta-feira a aproximação dos helicópteros.
A inundação representa um novo revés para uma cidade ainda traumatizada. Quando os ventos de cerca de 200 km/h do Rita atingiram a divisa entre Texas e Louisiana, o SNM previu que Nova Orleans poderia sofrer chuvas torrenciais e ondulações 1,5 metro acima do normal. Chuvas fortes significam que mais áreas da cidade que haviam sido drenadas poderão ser inundadas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rita perde força após causar incêndios
Próximo Texto: Consulado confirma morte de brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.